A importância da manutenção preventiva na Parte Elétrica do Condomínio
- Condomínio Julieta

- 5 de abr. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 6 de nov. de 2022
A administração do Condomínio Julieta está realizando manutenção preventiva e troca em toda a parte elétrica do condomínio. A necessidade dessa troca se deu por causa da idade do condomínio que já tem 64 anos. Diante disso, resolvemos trazer algumas informações sobre o consumo de energia elétrica, e sobre a manutenção da rede elétrica.
Informação sobre a parte elétrica:
Especialistas em segurança afirmam que a durabilidade das instalações de um empreendimento é de aproximadamente 30 anos. Estima-se que no Brasil a maior parte dos condomínios estejam com a parte elétrica defasada, colocando moradores e funcionários em riscos.
Informação importante sobre o consumo de energia elétrica:
O verão é a estação do ano que mais demanda energia. Por essa razão é importante que antes de entrar em uma outra estação, seja realizada a manutenção preventiva nas redes, diminuindo os riscos de curtos circuitos e aquecimento da rede.
A melhor maneira de evitar problemas na rede elétrica de um condomínio, portanto, é fazer uma cuidadosa manutenção preventiva, sempre que possível.
Por esse motivo, e pensando na prevenção de acidentes, na segurança dos moradores e também na preservação de seus patrimônios, a administração do Condomínio Julieta, ouviu especialistas na área, pesquisou e se informou sobre o assunto, e identificou a necessidade real de fazer a troca de toda a parte elétrica do edifício.
Riscos acarretados por uma rede elétrica defasada e que não passa por constante manutenção:
Quedas de energia;
Incêndios;
Choques de alta voltagem que podem causar a morte;
Curto circuito e queima de equipamentos ligados na tomada.
Enquanto procurava profissionais sérios e competentes para a realização da manutenção preventiva, descobri que o indicado é que os prédios façam uma inspeção completa da parte elétrica a cada cinco anos. E o ideal é que os responsáveis sejam empresas especializadas no ramo - Assim será.
Toda a parte elétrica será refeita com base na recomendação dos especialistas que disseram que em edifícios com mais de 30 anos, o ideal é rever toda a parte elétrica. Isso porque é preciso descobrir se o condomínio conta com o aterramento adequado, e se segue as recomendações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Alguns sinais de alerta:
Se a instalação elétrica do condomínio for muito antiga, ela não estará capacitada para suprir a necessidade de energia de cada apartamento, e logo poderá acontecer falhas, como:
Energia que vive caindo;
Luz piscando;
Tomadas esquentando demais e danificando equipamentos;
Pequenos e grandes choques;
Quedas dos disjuntores;
Cheiro de queimado ou de fumaça.
Benefícios da Manutenção preventiva na parte elétrica
Adequar as instalações do condomínio;
Reduzir e/ou eliminar fuga;
Possibilitar a economia de energia ao impossibilitar o desperdício de energia elétrica;
E outros.
Atenção! É preciso ficar atento aos sinais. Geralmente a falta de cumprimento das normas técnicas e a falta de manutenção de equipamentos e sistemas causam problemas graves, e sabendo disso, a administração do condomínio intensificou a atenção com a parte elétrica, visando manter a segurança de todos (moradores, visitantes e funcionários).
CONFIRA AS FOTOS DA OBRA
Clique para ampliar















































Comentários